Curso de Habilitação em Laserterapia e Fototerapia em Odontologia
Coordenadora do Curso: Dra. Alessandra Cesar Trindade CRO-RS 10.673

A VETA – Escola de Pós-Graduação inaugurada em setembro de 2016 tem como objetivo e diferencial oferecer ensino de Pós-Graduação e Extensão de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento profissional de odontólogos da cidade e região.

Localizada no Juvevê – bairro nobre de Curitiba, a Escola está em região de excelente localização com fácil acesso para o bairro Cabral e comércio em geral. Contando com uma infraestrutura física adequada e instalações confortáveis, gerando um ambiente de convivência ímpar e forte integração entre teoria e prática.

A VETA possui, ainda, um corpo docente extremamente qualificado, sendo que, todos possuem titulação internacional.

Com o diferencial e compromisso de apresentar aos seus pós-graduandos tudo o que houver de mais moderno nas pesquisas mundiais a VETA – Escola de Pós-graduação desenvolveu uma proposta pioneira em todo país de levar seus alunos ao berço das pesquisas em Periodontia e Implantodontia – Universidade de Gotemburgo/Suécia.

A missão da escola é oferecer uma educação inovadora com base em preceitos responsáveis, éticos e científicos, proporcionando a formação de profissionais de saúde com elevado nível de capacitação e um processo de construção de conhecimento com excelência.

Assim, o equilíbrio adquirido com a existência de um projeto acadêmico consistente, moderna estrutura, profissionais competentes e gestão profissionalizada, permite à VETA ser reconhecida como uma escola comprometida com sua proposta formativa e com a qualidade de seus serviços.

OBJETIVO DO CURSO:

Objetivo Geral

Capacitar os cirurgiões-dentistas a aplicar clinicamente as interações de luz (terapia fotodinâmica, lasers em alta e baixa intensidade e LEDs) com os tecidos biológicos, nas diversas áreas da Odontologia, de maneira a assegurar a prática profissional de forma ampla e segura, respeitando o limite de atuação do campo profissional, conforme a resolução 082/2008, do Conselho Federal de Odontologia.

CONTEÚDO:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Introdução ao Uso dos Lasers em Odontologia;
  • Aspectos Físicos e Biológicos do uso dos Lasers em Odontologia;
  • Mecanismos de Ação, Efeitos Biológicos e Interação dos diferentes tipos de Lasers sobre células e tecidos;
  • Normas Nacionais e Internacionais e Regulamentos de Segurança para O Uso de Lasers e outras Fontes de Luz;
  • Uso Clínico dos diferentes comprimentos de onda, incluindo os Lasers de Alta e Baixa Potência;
  • Diagnóstico por Métodos Ópticos;
  • Aplicações Clínicas dos Lasers de baixa e alta intensidade e LEDs em Odontologia;
  • Dosimetria;
  • Biossegurança em Laserterapia;
  • Introdução ao uso dos LEDs e suas aplicações clínicas em Odontologia;
  • Clareamento dental com Fontes de luz;
  • Terapia Fotodinâmica;
  • Fototerapia e Laserterapia em Estética Orofacial;
  • Avaliação da Aprendizagem.

PÚBLICO ALVO:

Graduados em Odontologia.

JUSTIFICATIVA:

A Resolução n. 82/2008 do CFO reconheceu o exercício da Laserterapia pelo Cirurgião-Dentista. A tendência da Odontologia é a incorporação de métodos menos invasivos com a finalidade de minimizar a dor e o desconforto durante e após as intervenções odontológicas. Por isso, a laserterapia é uma excelente opção de tratamento, já que apresenta efeitos benéficos para os tecidos irradiados, como ativação da microcirculação, produção de novos capilares, efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, além de estímulo ao crescimento e à cicatrização. Trata-se de uma ajuda importante à prática profissional, em associação com quase todas as especialidades odontológicas.

Na Ortodontia, contribui para a redução da dor após movimentação ortodôntica. Em lesões provocadas pelo vírus Herpes, a ação do laser, por meio da terapia fotodinâmica, produz um efeito antiviral proporcional ao efeito estimulante da imunidade do paciente.

Na Oncologia, a laserterapia está indicada na prevenção e tratamento da mucosite oral, podendo ser usada isoladamente ou associada a tratamento medicamentoso. Proporciona alívio da dor, maior conforto ao paciente, controle da inflamação, manutenção da integridade da mucosa e melhor cicatrização.

Na Periodontia atua em associação com o tratamento periodontal, possuindo efeitos antimicrobianos. Após procedimentos cirúrgicos, a aplicação do laser de baixa intensidade pode reduzir a dor pós-operatória e melhorar a cicatrização.

LOCAL

VETA ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Rua Rocha Pombo, 450 – Juvevê, Curitiba PR
41-3016 3913 | 41-99795-3767
[email protected]

Duração Carga Horária Início Término Periodicidade Dias e Horários
A definir A definir A definir A definir A definir A definir

As vagas são limitadas, haverá pré-seleção.

Aqui você aprende na prática
e com os melhores professores!

  • Profa. Alessandra Trindade CRO-RS 10673
    Profa. Alessandra Trindade CRO-RS 10673

    Doutora em Endodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC RS, em Porto Alegre, R.S (2013). Mestre em Endodontia pela Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, R.S. (2003). Especialista em Endodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis, S.C. (1996).

    Habilitada em Laserterapia pelo Conselho Federal de Odontologia (2010)

    Habilitada em Analgesia e Sedação Consciente com Óxido NItroso pela Associação Gaúcha de Ortodontia (2015).

    Habilitada em Ozonioterapia pela FAPES, S.P. (2018).

    Especialização em Implantodontia e Prótese Dentária.

    Tem experiência na área de Odontologia – com ênfase em Clínica Odontológica, Endodontia, Laserterapia, Terapia Fotodinâmica, Microscopia Clínica Operatória, Analgesia Inalatória e Sedação Consciente com Óxido Nitroso, Harmonização Estética Orofacial com Toxina Botulínica e Preenchimentos, Odontologia Estética, DTM e Dor Orofacial e Distúrbios do Sono (Ronco e Apneia).

INFORMAÇÕES GERAIS

PRÉ-REQUISITO:

• Diploma de Ensino Superior em Odontologia.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

• Cópias do: RG, CPF, CRO ou diploma autenticada e comprovante de residência.

A Lista de materiais* será enviado para o aluno no ato da matrícula.

FORMAS DE PAGAMENTO:

• Cheque ou dinheiro diretamente na escola
• Depósito Bancário: Bradesco – Ag. 5726, c/c 0018472-1
CNPJ – 24. 699. 833/0001 – 50

INSCRIÇÃO:

Inscrição Obrigatória: R$150,00 (cento e cinquenta reais), * Este valor refere-se a reserva de vaga no curso que terá validade de 30 dias para efetivação da matrícula.

MATRÍCULA:

Inscrições e matrículas efetuadas pelo telefone (41) 3016-3913 | (41) 99795-3767 (TIM) .

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES!