Curso de Extensão Laserterapia na Rotina Clínico Odontológica: Conceitos e Aplicação
Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Luciana Lyra CRO-PR 13069

A VETA – Escola de Pós-Graduação inaugurada em setembro de 2016 tem como objetivo e diferencial oferecer ensino de Pós-Graduação e Extensão de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento profissional de odontólogos da cidade e região.

Localizada no Juvevê – bairro nobre de Curitiba, a Escola está em região de excelente localização com fácil acesso para o bairro Cabral e comércio em geral. Contando com uma infraestrutura física adequada e instalações confortáveis, gerando um ambiente de convivência ímpar e forte integração entre teoria e prática.

A VETA possui, ainda, um corpo docente extremamente qualificado, sendo que, todos possuem titulação internacional.

Com o diferencial e compromisso de apresentar aos seus pós-graduandos tudo o que houver de mais moderno nas pesquisas mundiais a VETA – Escola de Pós-graduação desenvolveu uma proposta pioneira em todo país de levar seus alunos ao berço das pesquisas em Periodontia e Implantodontia – Universidade de Gotemburgo/Suécia.

A missão da escola é oferecer uma educação inovadora com base em preceitos responsáveis, éticos e científicos, proporcionando a formação de profissionais de saúde com elevado nível de capacitação e um processo de construção de conhecimento com excelência.

Assim, o equilíbrio adquirido com a existência de um projeto acadêmico consistente, moderna estrutura, profissionais competentes e gestão profissionalizada, permite à VETA ser reconhecida como uma escola comprometida com sua proposta formativa e com a qualidade de seus serviços.

OBJETIVO DO CURSO:

Objetivo Geral

Apresentar os conceitos e propriedades fundamentais da laserterapia de Baixa Potência. Aplicação interdisciplinar na Clínica Geral Odontológica como tratamento suportivo-complementar nas indicações a que compete a terapia Laser de Baixa Potência.

Indicar protocolos de uso do Laser de Baixa Potência nas especialidades da Odontologia, enfatizando sua importância como instrumento de excelência para o auxílio resolutivo das principais afecções bucais.

Apresentar a PDT (terapia fotodinâmica antimicrobiana) e seu efeito resolutivo em infecções agudas e crônicas de difícil manejo.

Objetivo Específicos

Inserir a prática da terapia do Laser na rotina odontológica no aprimoramento do atendimento do paciente no que tange sua necessidade clínica, conferindo maior qualidade ao tratamento pelo conforto estabelecido pela Laserterapia nas diversas especialidades odontológicas.

CONTEÚDO:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Apresentação
  • Fundamentos da física do Laser e principais conceitos
  • Interação com os tecidos biológicos e propriedades de ação do Laser
  • Mecanismos de ação do Laser de Baixa Potência
  • Biossegurança: cuidados básicos para utilização do Laser
  • Indicações e aplicações do Laser
  • Preenchimento da ficha clínica do paciente
  • aPDT (Terapia Fotodinâmica antimicrobiana)
  • Dosimetria
  • Protocolos clínicos nas especialidades odontológicas
  • Discussão de casos clínicos
  • Encerramento e entrega de certificados (em outra data ou no último dia do curso)

PÚBLICO ALVO:

Estudantes de Odontologia e Cirurgiões Dentistas

JUSTIFICATIVA:

Considerando a Lei Federal 5081/66, que no artigo 6° Inciso II diz que compete ao cirurgião-dentista “prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia”.

Considerando o preâmbulo da constituição da OMS (Organização Mundial da Saúde), que estabelece que “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença de doença e de enfermidade.”

Considerando o Código de Ética da Odontológica no artigo 2°, que diz que “a Odontologia é uma profissão que se exerce em beneficio da saúde do ser humano e da coletividade […]”, o artigo 5° Inciso I, do mesmo código onde afirma que constitui direito fundamental do profissional da odontologia “diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da Ciência e sua dignidade profissional” e o artigo 9°, Inciso VI onde prevê como dever fundamental do cirurgião-dentista “manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional”.

Considerando a Resolução CFO 176/16 que estabelece no artigo 1°, § 1º que “A área anatômica de atuação clínico-cirúrgica do cirurgião-dentista é superiormente ao osso hioide, até o limite do ponto násio (ossos próprios de nariz) e anteriormente ao tragus, abrangendo estruturas anexas e afins” e no § 2º que “Para os casos de procedimentos não cirúrgicos, de finalidade estética de harmonização facial em sua amplitude, inclui-se também o terço superior da face”, e o fato de a demanda de serviços estéticos no Brasil cresce a índices superiores a 100%, segundo o Sindicato dos Empregadores em Empresas e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia.

Conclui-se que está área de atuação é um importante fator de desenvolvimento da formação profissional do cirurgião-dentista, além de contribuir com o desenvolvimento nas diferentes regiões do país sob o ponto de vista econômico e social.

LOCAL

VETA ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Rua Rocha Pombo, 450 – Juvevê, Curitiba PR
41-3016 3913 | 41-99795-3767
[email protected]

Duração Carga Horária Início Término Periodicidade Dias e Horários
02 dias 16 horas 04/2019 04/2019 Mensal 6ª feira (tarde e noite)
sábado (manhã e tarde)

As vagas são limitadas, haverá pré-seleção.

Aqui você aprende na prática
e com os melhores professores!

  • Profa. Luciana Lyra CRO-PR 13061
    Profa. Luciana Lyra CRO-PR 13061

    Especialização em Estomatologia pela Universidade Positivo – UP (2018). Habilitada em Laserterapia pela Universidade de São Paulo – USP (2018). Docente do Curso de Capacitação em Cirurgia Periodontal para o Clínico Generalista e Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Periodontal com ênfase em Terapia Mucogengival (desde 2017). Mestrado em Odontologia- área de Concentração em Diagnóstico Bucal pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2014). Aperfeiçoamento em Periodontia e Prótese pela ABO-PR (2001). Aperfeiçoamento em Implantodontia pela ABO-PR (2005; 2008; 2009). Especialização em Dentística Restauradora pela UFPR (2007). Ex-coordenadora do Projeto Educárie na ABO-PR (2014-2016). Graduada em Odontologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000).

  • Prof. Marco Antônio Koller CRO-PR 12209
    Prof. Marco Antônio Koller CRO-PR 12209

    Mestrando em Endodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR em Curitiba/PR (2018). Habilitado em Laserterapia pela Universidade de São Paulo – USP (2018). Coordenador do Curso de Cirurgia Periodontal para o Clínico Generalista da Escola Veta de Pós-Graduação (desde 2017).Especialista em Endodontia pela ABO/PR – Herrero (2016). Especialista em Periodontia pela ABO/PR (2012). Aperfeiçoamento em Implantodontia (Fase Cirúrgica e Protética) pela ABO/PR (2012). Atualização em Endodontia ABO/PR (2008). Aperfeiçoamento em Periodontia e Prótese ABO/PR (2005). Aperfeiçoamento em Periodontia e Cirurgia Oral / ABO/PR (2001). Ex-estagiário da Cirurgia Bucomaxilofacial – Hospital Universitário. Coordenador do Curso de Capacitação em Cirurgia Periodontal para o Clínico Generalista (2017). Graduado como Cirurgião Dentista pela PUCPR em Curitiba/PR (1999). Possui 20 anos de experiência em atendimento de Clínica Geral, sendo especialista em Periodontia há 07 anos.

INFORMAÇÕES GERAIS

PRÉ-REQUISITO:

• Diploma de Ensino Superior em Odontologia.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

• Cópias do: RG, CPF, CRO ou diploma autenticada e comprovante de residência.

A Lista de materiais* será enviado para o aluno no ato da matrícula.

FORMAS DE PAGAMENTO:

• Cheque ou dinheiro diretamente na escola
• Depósito Bancário: Bradesco – Ag. 5726, c/c 0018472-1
CNPJ – 24. 699. 833/0001 – 50

INSCRIÇÃO:

Inscrição Obrigatória: R$100,00 (cem reais), * Este valor refere-se a reserva de vaga no curso que terá validade de 30 dias para efetivação da matrícula.

MATRÍCULA:

Inscrições e matrículas efetuadas pelo telefone (41) 3016-3913 | (41) 99795-3767 (TIM) .

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES!