III JOURNAL CLUB – FORENSICS
Coordenador do Curso: Dr. Ademir Franco – CRO-PR 22156

A VETA – Escola de Pós-Graduação inaugurada em setembro de 2016 tem como objetivo e diferencial oferecer ensino de Pós-Graduação e Extensão de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento profissional de odontólogos da cidade e região.

Localizada no Juvevê – bairro nobre de Curitiba, a Escola está em região de excelente localização com fácil acesso para o bairro Cabral e comércio em geral. Contando com uma infraestrutura física adequada e instalações confortáveis, gerando um ambiente de convivência ímpar e forte integração entre teoria e prática.

A VETA possui, ainda, um corpo docente extremamente qualificado, sendo que, todos possuem titulação internacional.

Com o diferencial e compromisso de apresentar aos seus pós-graduandos tudo o que houver de mais moderno nas pesquisas mundiais a VETA – Escola de Pós-graduação desenvolveu uma proposta pioneira em todo país de levar seus alunos ao berço das pesquisas em Periodontia e Implantodontia – Universidade de Gotemburgo/Suécia.

A missão da escola é oferecer uma educação inovadora com base em preceitos responsáveis, éticos e científicos, proporcionando a formação de profissionais de saúde com elevado nível de capacitação e um processo de construção de conhecimento com excelência.

Assim, o equilíbrio adquirido com a existência de um projeto acadêmico consistente, moderna estrutura, profissionais competentes e gestão profissionalizada, permite à VETA ser reconhecida como uma escola comprometida com sua proposta formativa e com a qualidade de seus serviços.

OBJETIVO DO CURSO:

Fornecer ao Cirurgião-Dentista a possibilidade de ampliação de conhecimento em Odontologia Legal e Antropologia Forense por meio de discussões periódicas acerca de tópicos relacionados a ambos os temas. Seguindo padrões propostos no formato Journal Club, as discussões serão embasadas por literatura científica em aulas teóricas e práticas. Dentre as capacidades desenvolvidas ao final de cada encontro, destaca-se a possibilidade de compreender alguns dos campos de atuação odontolegais.

O CURSO:

Uma Experiência Forense!

Que a Odontologia não se restringe às quatro paredes do consultório odontológico, muitos já sabem. Contudo, poucos são aqueles que conhecem a aplicação forense do conhecimento técnico-científico adquirido durante a graduação e pós-graduação.

A Odontologia Legal emerge como ciência e especialidade Odontológica para servir às necessidades da Justiça no que concerne aos conflitos na esfera penal, cível e administrativa. É neste contexto que, ao Cirurgião-dentista, é facultada uma atuação que extrapola a prática clínica tradicional. Perícias para a identificação humana, análise de marcas de mordida, reconstrução do perfil antropológico de vítimas, valoração do dano corporal pós-traumático e investigação de maus tratos ou negligência infantil figuram dentre as atividades elencadas nesta especialidade.

Conhecer novos caminhos e expandir o potencial de atuação profissional constitui importante passo para uma maior inserção no mercado de trabalho. O Journal Club – Forensics, ofertado em sua terceira edição pela Escola Veta, convida a todos para uma experiência nada tradicional em Odontologia. Estruturado em metodologias ativas de ensino por meio da discussão de artigos científicos e da simulação das mais diversas práticas periciais, este curso de 40 horas contribuirá para o desenvolvimento de competências profissionais inovadoras.

Junte-se a nós e explore o Odontolegista em você!

CONTEÚDO:

  • Módulo I – Identificação Humana; Manejo de Vítimas de Desastres em Massa; Protocolo INTERPOL; Imaginologia Forense; Lições Obtidas do Atentado Terrorista em Bruxelas; Simulação do Processo de Identificação Humana Odontolegal.
  • Módulo 02 – Antropologia Forense; Estimativa de Idade Dental e Esquelética; Estimativa da Estatura; Determinação do Sexo; Investigação da Ancestralidade; Imaginologia aplicada à Antropologia Forense; Simulação do Processo de Reconstrução do Perfil Antropológico.
  • Módulo 03 – Direito Biomédico aplicado à Odontologia; O Papel do Perícia no Âmbito Legal; Noções de Direito Cível e Penal; Código de Ética Odontológica; Código de Processo Ético.
  • Módulo 04 – Anatomia Cirúrgica de Cabeça e Pescoço; Anatomia Radiográfica de Cabeça e Pescoço; Vias de Acesso para Necropsias Odontológicas; Tanatologia Forense; Traumatologia Forense.
  • Módulo 05 – Metodologia para a Análise de Marcas de Mordida em pele Humana; Metodologia para a Análise de Marcas de Mordida em Alimentos; Aplicação de Imaginologia 2D e 3D; Simulação Utilizando Pele Artificial, Alimentos e Objetos; Unicidade da Dentição Humana em Marcas de Mordida; Panorama Atual.

PÚBLICO ALVO:

Alunos de Graduação, Pós-Graduação e profissionais de todas as áreas interessados em expandir seus conhecimentos em Odontologia Legal e Antropologia Forense.

METODOLOGIA:

O III Journal Club – Forensics segue um modelo de abordagem de ensino e aprendizagem comumente explorado em universidades Europeias. Neste modelo, temas polêmicos e recentes da literatura acadêmica nacional e internacional são discutidos periodicamente com base em evidências científicas. Em específico, os alunos terão contato com a Odontologia Legal e a Antropologia Forense por meio de aulas teóricas e práticas, assim como por meio de metodologias ativas. Material de apoio (artigos científicos e apostila) será fornecido para fundamentar o estudo contínuo durante e até mesmo após o curso.

PRÉ-REQUISITO:

Estar cursando ou ter concluído ensino superior de odontologia

JUSTIFICATIVA:

A Odontologia legal é a especialidade Odontológica desenvolvida na interface com o Direito. Esta especialidade ganhou maior notoriedade nos últimos anos por permitir que o Cirurgião-Dentista possa extrapolar os limites da clínica Odontológica e atuar frente a necessidades sociais e à segurança pública. Neste contexto, sua importância se dá frente a diversas situações, dentre elas a identificação de corpos (incluindo desastres em massa), o exame de estimativa de idade (combinado à Antropologia Forense), a análise de marcas de mordida, e as perícias cíveis, administrativas e trabalhistas. Desta forma, o II Journal Club – Forensics visa ampliar o conhecimento do Cirurgião-Dentista que almeja alternativas de atuação profissional.

LOCAL

VETA ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Rua Rocha Pombo, 450 – Juvevê, Curitiba PR
41-3016 3913 | 41-99795-3767
[email protected]

Duração Carga Horária Início Término Periodicidade Dias e Horários
05 meses 40 horas 10/03/2018 14/07/2018  Mensal Sábado (08h00 às 17h00

As vagas são limitadas, haverá pré-seleção.

Aqui você aprende na prática
e com os melhores professores!

  • Prof. Ademir Franco CRO-PR 22156
    Prof. Ademir Franco CRO-PR 22156

    Pós-doutorado em Odontologia Legal pela Katholieke Universiteit Leuven, Leuven/ Bélgica (2019). Doutor em Ciências Biomédicas – Odontologia Legal pela Katholieke Universiteit Leuven, Leuven/Bélgica (2016). Doutor em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, PR (2016). Mestre em Odontologia Legal pela Katholieke Universiteit Leuven, Leuven/Bélgica (2012). Graduado como Cirurgião-Dentista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná –PUC PR, Curitiba/PR (2011).

    Consultor Estadual da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL) (desde 2014).

    Membro do Forensic Odontologists for Human Rights. Membro do Kenyon International Emergency Services.

    Editor e revisor de periódicos nacionais e internacionais (2018).

    Possui experiência acadêmica e pericial em Odontologia Legal. Perito Judicial. Autor de 108 artigos científicos e 4 capítulos de livros.

INFORMAÇÕES GERAIS

PRÉ-REQUISITO:

• Estar cursando ou ter concluído ensino superior de odontologia.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

• Cópias do: RG, CPF, CRO ou diploma autenticada e comprovante de residência.

A Lista de materiais* será enviado para o aluno no ato da matrícula.

FORMAS DE PAGAMENTO:

• Cheque ou dinheiro diretamente na escola
• Depósito Bancário: Bradesco – Ag. 5726, c/c 0018472-1

CNPJ – 24. 699. 833/0001 – 50

INSCRIÇÃO:

Inscrição Obrigatória: R$100,00 (cem reais), * Este valor refere-se a reserva de vaga no curso que terá validade de 30 dias para efetivação da matrícula.

MATRÍCULA:

Inscrições e matrículas efetuadas pelo telefone (41) 3016-3913 | (41) 99795-3767 (TIM) .

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!