CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HARMONIZAÇÃO OROFACIAL
Coordenador do Curso: DR. JEAN CARLOS SANTOS CRO-PR 12190

A VETA – Escola de Pós-Graduação inaugurada em setembro de 2016 tem como objetivo e diferencial oferecer ensino de Pós-Graduação e Extensão de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento profissional de odontólogos da cidade e região.

Localizada no Juvevê – bairro nobre de Curitiba, a Escola está em região de excelente localização com fácil acesso para o bairro Cabral e comércio em geral. Contando com uma infraestrutura física adequada e instalações confortáveis, gerando um ambiente de convivência ímpar e forte integração entre teoria e prática.

A VETA possui, ainda, um corpo docente extremamente qualificado, sendo que, todos possuem titulação internacional.

Com o diferencial e compromisso de apresentar aos seus pós-graduandos tudo o que houver de mais moderno nas pesquisas mundiais a VETA – Escola de Pós-graduação desenvolveu uma proposta pioneira em todo país de levar seus alunos ao berço das pesquisas em Periodontia e Implantodontia – Universidade de Gotemburgo/Suécia.

A missão da escola é oferecer uma educação inovadora com base em preceitos responsáveis, éticos e científicos, proporcionando a formação de profissionais de saúde com elevado nível de capacitação e um processo de construção de conhecimento com excelência.

Assim, o equilíbrio adquirido com a existência de um projeto acadêmico consistente, moderna estrutura, profissionais competentes e gestão profissionalizada, permite à VETA ser reconhecida como uma escola comprometida com sua proposta formativa e com a qualidade de seus serviços.

OBJETIVO DO CURSO:

Objetivo Geral

Este curso tem como objetivo de capacitar o cirurgião-dentista para realização de tratamentos funcionais e estéticos na reabilitação oro-maxilo-facial integrando as demais especialidades odontológicas à utilização da toxina botulínica e de materiais preenchedores, além de todos os procedimentos que objetivam melhorias funcionais e estéticas faciais dentro da área anatômica de atuação da Odontologia. Considerando a Resolução CFO 176/16 que estabelece no artigo 1°, § 1º que “A área anatômica de atuação clínico-cirúrgica do cirurgião-dentista é superiormente ao osso hioide, até o limite do ponto násio (ossos próprios de nariz) e anteriormente ao tragus, abrangendo estruturas anexas e afins” e no § 2º que “Para os casos de procedimentos não cirúrgicos, de finalidade estética de harmonização facial em sua amplitude, inclui-se também o terço superior da face”,  e o fato de a demanda de serviços estéticos no Brasil cresce a índices superiores a 100%, segundo o Sindicato dos Empregadores em Empresas e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia. Conclui-se que esta área de atuação é um importante fator de desenvolvimento da formação profissional do cirurgião-dentista, além de contribuir com o desenvolvimento nas diferentes regiões do país sob o ponto de vista econômico e social.

Objetivos específicos

  • Especificar a anatomia e a fisiologia dos tecidos relacionados à estética facial;
  • Estabelecer os princípios necessários para o diagnóstico, planejamento e tratamento das disfunções estéticas e funcionais do complexo maxilo facial.
  • Especializar o cirurgião-dentista no exercício do tratamento estético e funcional para o estabelecimento da correta harmonização orofacial.

CONTEÚDO:

Disciplina: ANATOMIA TOPOGRÁFICA APLICADA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Professor: Melissa Rodrigues de Araújo

Professor: Manoel Carlos Toth Quintilham

Duração: 08 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de capacitar o cirurgião-dentista a identificar as estruturas orofaciais histofisiológica mente e sua importância para a prática da harmonização orofacial, com enfoque na histologia dos quatro tecidos fundamentais, a saber: Tecidos Epiteliais de Revestimento (tegumento), Tecidos Conjuntivos, Tecido Muscular esquelético envolvido na expressão facial, mastigação e deglutição, músculos supra-hioideos e do pescoço. Tecido Nervoso,inervação sensitiva e motora e suas relações teciduais na prática da harmonização orofacial. Conscientizar o cirurgião-dentista da importância do estudo histofisiológico para a prática da harmonização orofacial.  Portanto, torna-se importante o conhecimento dos tecidos e suas funções, correlacionando morfologia e funções na prática da harmonização orofacial.

Disciplina: HISTOFISIOLOGIA APLICADA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Professor: Manoel Carlos Toth Quintilham

Duração: 16 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de capacitar o cirurgião-dentista a identificar as estruturas orofaciais histofisiológica mente e sua importância para a prática da harmonização orofacial, com enfoque na histologia dos quatro tecidos fundamentais, a saber: Tecidos Epiteliais de Revestimento (tegumento), Tecidos Conjuntivos, Tecido Muscular esquelético envolvido na expressão facial, mastigação e deglutição, músculos supra-hioideos e do pescoço. Tecido Nervoso,inervação sensitiva e motora e suas relações teciduais na prática da harmonização orofacial. Conscientizar o cirurgião-dentista da importância do estudo histofisiológico para a prática da harmonização orofacial.  Portanto, torna-se importante o conhecimento dos tecidos e suas funções, correlacionando morfologia e funções na prática da harmonização orofacial.

Disciplina: TÉCNICAS CIRURGÍCAS

Professor: Joslei Carlos Bohn

Duração: 8 h(3 h.a. teóricas, 5 h.a. práticas)

Nesta disciplina temos o objetivo de  possibilitar ao Cirurgião Dentista o reforço de técnicas cirúrgicas, visando ao aperfeiçoamento de habilidades manuais para a realização de procedimentos cirúrgicos. Capacitar os participantes quanto às principais técnicas de diérese em tecidos moles. Capacitar os participantes quanto às principais técnicas de biópsias.Capacitar os participantes quanto às principais técnicas de suturas.

Disciplina: BIOÉTICA

Professor: Ademir Franco

Duração: 08 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de capacitar o cirurgião-dentista para tomadas de decisões éticas no âmbito clínico considerando os procedimentos terapêuticos estéticos e funcionais inerentes à harmonização orofacial.Relembrar instruções contidas no Código de Ética Odontológica para a boa prática clínica e a boa relação paciente/profissional. Entender a atuação clínica do Cirurgião-dentista prevista pela Lei 5.081/66. Identificar condutas adversas que venham a infringir o Código de Ética Odontológica ou a Lei 5.081/66. Perceber a estreita relação entre a Bioética Principialista e a Bioética de Intervenção com a correta prática clínica odontológica.

Disciplina: LIPOPLASTIA FACIAL (BICHECTOMIA E LIPOASPIRAÇÃO)

Professor: Tatiana Miranda Deliberador

Duração: 32 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de capacitar o cirurgião-dentista na técnica cirúrgica de remoção do tecido adiposo bucal (Bola de Bichat) com finalidade funcional e estética conforme a Resolução CFO 176/2016.Aprofundar os conhecimentos de anatomia bucal e facial. Saber as indicações e contraindicações da técnica cirúrgica de remoção do tecido adiposo bucal. Realizar a técnica cirúrgica de remoção do tecido adiposo bucal. Conhecer e saber tratar as complicações pós-operatórias técnica cirúrgica de remoção do tecido adiposo bucal.

Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Professor: Eloisa Aparecida Ribeiro

Duração: 32 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de habilitar o profissional para a compreensão da metodologia científica para o planejamento, execução, análise e interpretação de pesquisa científica, através de artigo científico.Compreender o exercício da escrita como elemento constitutivo da produção e expressão do conhecimento. Utilizar as normas científicas para apresentar trabalhos e textos acadêmicos. Compreender os princípios de Metodologia Científica e utilizar o Manual de trabalhos acadêmicos. Construir trabalhos ou artigos científicos.

Disciplina: FARMACOLOGIA

Professor: Juliana Geremias Chichorro

Duração: 16 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de capacitar o cirurgião-dentista no entendimento dos aspectos farmacocinéticos, mecanismos de ação, principais efeitos adversos e possíveis interações de fármacos de importância na prática da Harmonização Orofacial, visando o seu emprego clínico com maior eficácia e segurança.  Compreender as etapas farmacocinéticas dos anestésicos locais; classificação; relação entre propriedades físicas e características clínicas; vantagens e critérios para associação com vasoconstritores; mecanismo de ação, efeitos adversos e principais interações medicamentosas.  Conhecer a biologia, farmacologia e toxicologia da toxina botulínica, aplicações clínicas, efeitos adversos, contra indicações e interações medicamentosas.  Conhecer as aplicações do ácido hialurônico e ácido deoxicólico, aspectos farmacocinéticos e mecanismo de ação dessas substâncias, efeitos adversos, contra indicações e toxicidade.

Disciplina: EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA

Professor: Frauzemir Santos Lopes

Duração: 16 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de preparar o Cirurgião Dentista para identificar os sinais e sintomas e realizar as técnicas de primeiros socorros nas diferentes situações de emergências médicasalém do reconhecimentodas principais alterações sistêmicas e suas influências no tratamento odontológico, interagindo com as demais especialidades da área de saúde.Conhecer os aspectos legais das emergências médicas. Conhecer os mecanismos de controle da pressão sanguínea arterial evenosa. Possuir conhecimentos aprofundados para diagnosticar e tratar as emergências médicas mais comuns no consultório odontológico. Realizar técnicas de primeiros socorros de acordo com protocolos do ILCOR e AHA. Fazer reanimação cardio-pulmonar básica de acordo com protocolos mundialmente reconhecidos.  Utilizar o DEA (desfibrilador externo automático) Selecionar e aplicar corretamente os anestésicos locais, bem como utilizar os antibióticos de forma racional.

Disciplina: GERENCIAMENTO DA DERME EM HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Professor: Alessandra Cesar Trindade

Duração: 32 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de capacitar os cirurgiões-dentistas a reconhecer as características das disfunções estéticas da derme foto envelhecida, com enfoque na anatomofisiologia da pele e fisiopatologia do envelhecimento cutâneo, bem como aplicar clinicamente as técnicas para gerenciamento estético da derme e indução de colágeno e suas associações à dermocosméticos e nutracêuticos, buscando favorecer os procedimentos em harmonização estética orofacial, respeitando os limites de atuação do cirurgião-dentista.

Disciplina: IPRF e associações técnicas na indução de colágeno.

Professor:

Duração: 40 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de ensinar as principais técnicas de indução de colágeno do mercado atual, entre elas, fios de PDO, PLLA (sculptra), subcision, I-PRF associado aos fios de PDO e Intradermoterapia, transportando o aluno para as técnicas mais inovadoras e eficientes da Harmonização Orofacial, onde aprenderão a diagnosticar, planejar e executar cada uma delas com grande excelência.Ensina-se às técnicas integrativas de harmonização oro faciais para que o aluno aprenda a realizar com segurança um protocolo diferenciado a seus pacientes com resultados de excelência. Acompanhando o desenvolvimento das habilidades para com as técnicas ensinadas, orientando-os quanto a suas dificuldades e aptidões.

Disciplina: LASERTERAPIA E FOTOTERAPIA EM ODONTOLOGIA

Professor: Alessandra Cesar Trindade

Duração: 32 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de capacitar os cirurgiões-dentistas a aplicar clinicamente as interações de luz  (terapia fotodinâmica, lasers em alta e baixa intensidade e LEDs) com os tecidos biológicos, nas diversas áreas da Odontologia, de maneira a assegurar a prática profissional de forma ampla e segura, respeitando o limite de atuação do campo profissional, conforme a resolução 082/2008, do Conselho Federal de Odontologia.

Disciplina: TOXINA BOTULÍNICA NA ODONTOLOGIA

Professor: Jean Carlos Santos

Duração: 48 horas

Nesta disciplina temos o objetivos: capacitar o cirurgião-dentista na utilização de fármacos contendo toxina botulínica para realização de terapias estéticas da face na área anatômica de atuação do cirurgião-dentista e terapias funcionais de dor orofacial, distonias faciais, disfunções temporo-mandibulares e demais disfunções do sistema estomatognático conforme a Resolução CFO 176/2016; reconhecer as medicações que contém toxina botulínica em sua formulação; reconhecer o mecânismo de ação da toxina botulínica; manipular a toxina botulínica para utilização em terapias funcionais e/ou estéticas da face e estruturas anexas afins e aplicar toxina botulínica com as diversas aplicações na odontologia, segundo a Resolução CFO 176/2016.

Disciplina: PREENCHEDORES OROFACIAIS

Professor:

Duração: 48 horas

Nesta disciplina temos o objetivo de capacitar o cirurgião dentista na utilização de preenchimentos orofaciais para a realização de terapias funcionais e estéticas devolvendo volumes de perda estrutural nas áreas anatômicas onde houve perda e deslocamento dos compartimentos de gorduras faciais entendendo a anatomia de estrutura óssea, hidratação, em seus compartimentos de gordura (lipodistrofia) dentro do sistema estomatognático segundo a resolução 145/146-2014, lei federal 5081 de 1966. Farmacologia aplicada à face. Conhecer todo o envelhecimento facial. Conhecer as características reológicas dos materiais injetáveis e suas formulações. Reconhecer reticulações e crosslink, viscosidade e densidade de cada material injetável entendendo como eles agem em cada região aplicada. Entender sobre a sua esterilidade. Aplicação dos preenchedores injetáveis segundo a liminar 145/146-2014 respeitando os limites do sistema estomatognático. Farmacologia aplicada à face.Conhecer todo o envelhecimento facial. Conhecer as características reológicas dos materiais injetáveis e suas formulações. Reconhecer reticulações e crosslink, viscosidade e densidade de cada material injetável entendendo como eles agem em cada região aplicada. Entender sobre a sua esterilidade. Aplicação dos preenchedores injetáveis segundo a liminar 145/146-2014 respeitando os limites do sistema estomatognático. Farmacologia aplicada à face.

Disciplina: BIOSSEGURANÇA

Professor: Joslei Bohn

Professora: Larissa Zavares

Duração: 08 horas

Nesta disciplina temos o objetivo atualizar o cirurgião dentista dos conceitos em Biossegurança e da necessidade de práticas seguras em relação à Biossegurança na Clínica Cirúrgica, através do conhecimento dos princípios e barreiras e estabelecimento de rotinas individuais e em equipe que visem à manutenção da cadeia asséptica durante o pré, trans e pós-operatórios dos pacientes. Atualizar o profissional referente às principais doenças e formas de contaminação; atualizar o profissional no que se refere aos conceitos em biossegurança; capacitar o profissional quanto à paramentação cirúrgica, montagem e manutenção de um ambiente biosseguro.

PÚBLICO ALVO:

Cirurgiões Dentistas

JUSTIFICATIVA:

Considerando a Lei Federal 5081/66, que no artigo 6° Inciso II diz que compete ao cirurgião-dentista “prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia”.

Considerando o preâmbulo da constituição da OMS ( Organização Mundial da Saúde ), que estabelece que “ A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença de doença e de enfermidade.”

Considerando o Código de Ética da Odontológica no artigo 2°, que diz que “a Odontologia é uma profissão que se exerce em beneficio da saúde do ser humano e da coletividade […]”, o artigo 5° Inciso I, do mesmo código onde afirma que constitui direito fundamental do profissional da odontologia “diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da Ciência e sua dignidade profissional” e o artigo 9°, Inciso VI onde prevê como dever fundamental do cirurgião-dentista “manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional”.

Considerando a Resolução CFO 176/16 que estabelece no artigo 1°, § 1º que “A área anatômica de atuação clínico-cirúrgica do cirurgião-dentista é superiormente ao osso hioide, até o limite do ponto násio (ossos próprios de nariz) e anteriormente ao tragus, abrangendo estruturas anexas e afins” e no § 2º que “Para os casos de procedimentos não cirúrgicos, de finalidade estética de harmonização facial em sua amplitude, inclui-se também o terço superior da face”, e o fato de a demanda de serviços estéticos no Brasil cresce a índices superiores a 100%, segundo o Sindicato dos Empregadores em Empresas e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia.

Conclui-se que está área de atuação é um importante fator de desenvolvimento da formação profissional do cirurgião-dentista, além de contribuir com o desenvolvimento nas diferentes regiões do país sob o ponto de vista econômico e social.

LOCAL

VETA ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Rua Rocha Pombo, 450 – Juvevê, Curitiba PR
41-3016 3913 | 41-99795-3767
[email protected]

Duração Carga Horária Início Término Periodicidade Dias e Horários
15 meses (17 semanas) 400 horas 01/03/2018 06/07/2019  Mensal 5ª feira (tarde e noite)
6ª feira (manhã e tarde)
sábado (manhã e tarde)

As vagas são limitadas, haverá pré-seleção.

Aqui você aprende na prática
e com os melhores professores!

  • Prof. Jean Santos CRO-PR 12190
    Prof. Jean Santos CRO-PR 12190

    Mestrando em Motricidade Orofacial pela Universidade Tuiuti do Paraná -UTP, em Curitiba, PR. (2019). Especialista em Implantodontia pela FUNORTE, em Curitiba, PR. (2015). Especialista MBA em Gestão Estratégia de Instituições de Ensino pelo Centro Universitário UniOPET, em Curitiba, PR (2012). Graduado em Odontologia pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, em Curitiba, PR. (1998).

    Membro e Coordenador da Regional Sul da SBTI (Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais)

    Membro da Câmara Técnica De Harmonização Orofacial do CRO/PR.

    Membro da SBOI (Sociedade Brasileira de Odontologia Integrativa)

    Ministrou aulas na especialização de Harmonização Orofacial pelo Centro Universitário – UNINGÁ, em Maringá, PR (2017).

    Ministrou aulas na Especialização de Implantodontia CNAPS/FUNORTE (2014 – 2015).

    Atua como docente desde 1996.

    Foi perito do Núcleo Regional de Educação (2006- 2012).

    Trabalhou como Coordenador de Educação Profissional pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (2000 – 2009).

  • Profa. Melissa Rodrigues de Araújo CRO-PR 15095
    Profa. Melissa Rodrigues de Araújo CRO-PR 15095

    (Professora Convidada – Universidade Federal do Paraná – UFPR)
    Doutora em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – USP (2008). Desenvolveu parte da tese de Doutorado no Departa-mento de Epidemiologia de Tumores, na Università di Torino, Itália. Especialista em Cirurgia e Traumatologia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD em Bauru, S.P. (2007). Mestre em Estomatologia pela PUCPR, em Curitiba, PR (2004). Graduada em Odontologia pela PUCPR, em Curitiba, PR. (2002).
    Habilitação em Lasers em Odontologia pela USP, em São Paulo, S.P. (2017).
    Coordenadora do Curso de Especialização em Estomatologia na Universidade Posi-tivo – UP, em Curitiba, PR. (2015-2017).
    Coordenadora de Cursos de Aperfeiçoamento e Extensão Universitária em Anatomia Cirúrgica e Cirurgias Avançadas em Odontologia na UP, EM Curitiba, PR. (2013- 2017).
    Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Estomatologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Cirurgia Bucomaxilo – Facial e Estomatologia.

  • Prof. Ademir Franco CRO-PR 22156
    Prof. Ademir Franco CRO-PR 22156

    Pós-doutorado em Odontologia Legal pela Katholieke Universiteit Leuven, Leuven/ Bélgica (2019). Doutor em Ciências Biomédicas – Odontologia Legal pela Katholieke Universiteit Leuven, Leuven/Bélgica (2016). Doutor em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba, PR (2016). Mestre em Odontologia Legal pela Katholieke Universiteit Leuven, Leuven/Bélgica (2012). Graduado como Cirurgião-Dentista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná –PUC PR, Curitiba/PR (2011).

    Consultor Estadual da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL) (desde 2014).

    Membro do Forensic Odontologists for Human Rights. Membro do Kenyon International Emergency Services.

    Editor e revisor de periódicos nacionais e internacionais (2018).

    Possui experiência acadêmica e pericial em Odontologia Legal. Perito Judicial. Autor de 108 artigos científicos e 4 capítulos de livros.

  • Prof. Manoel Carlos Quintilham
    Prof. Manoel Carlos Quintilham

    Doutor em Biologia Celular e Molecular, área específica: Fisiologia, Universidade Federal do Paraná – UFPR (2013). Mestre em Ciências Morfológicas- área específica: Biologia Celular, UFPR (1987). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUCPR (1985). Docente da PUCPR (Disciplinas: Fisiologia animal e humana, Anatomia e Biologia Celular (1981-1989). Docente da UNICAMP (Disciplina: Biologia Celular (1987-1988). Docente da PUCPR (Disciplinas: Anatomia e Biologia Celular, Histologia Humana, Biofísica e Fisiologia Humana (1997-2004). Docente da UFPR (Disciplinas: Biologia Celular e Histologia Humana (1989 – 2015). Atualmente, Docente de cursos de Pós-Graduação nas Instituições de Ensino – TANBRAZYL, Instituto Brasileiro de Iridologia e Ciências Naturopáticas e Faculdade Dom Bosco em Curitiba, PR.

  • Profa. Alessandra Trindade CRO-RS 10673
    Profa. Alessandra Trindade CRO-RS 10673

    Doutora em Endodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC RS, em Porto Alegre, R.S (2013). Mestre em Endodontia pela Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, R.S. (2003). Especialista em Endodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis, S.C. (1996).

    Habilitada em Laserterapia pelo Conselho Federal de Odontologia (2010)

    Habilitada em Analgesia e Sedação Consciente com Óxido NItroso pela Associação Gaúcha de Ortodontia (2015).

    Habilitada em Ozonioterapia pela FAPES, S.P. (2018).

    Especialização em Implantodontia e Prótese Dentária.

    Tem experiência na área de Odontologia – com ênfase em Clínica Odontológica, Endodontia, Laserterapia, Terapia Fotodinâmica, Microscopia Clínica Operatória, Analgesia Inalatória e Sedação Consciente com Óxido Nitroso, Harmonização Estética Orofacial com Toxina Botulínica e Preenchimentos, Odontologia Estética, DTM e Dor Orofacial e Distúrbios do Sono (Ronco e Apneia).

  • Prof. Joslei Carlos Bohn CRO-PR 23607
    Prof. Joslei Carlos Bohn CRO-PR 23607

    Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2017). Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais pelo Hospital Erasto Gaertner, Curitiba/PR (2016). Graduado como Cirurgião Dentista pela UFPR (2013). Graduado em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba/PR (2006). Coordenador do curso de Técnicas Cirúrgicas e Docente da VETA – Escola de Pós-Graduação (desde 2017). Membro do corpo clínico do Hospital São Vicente em Curitiba/PR (2016-2018). Membro do corpo clínico do Hospital Vita BR em Curitiba/PR (2016-2018). Membro do corpo clínico do Hospital Pilar em Curitiba/PR (2016-2018). Analista Técnico em Odontologia do Sesi/PR em Curitiba/PR (2017-2018). Pesquisador em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, Estomatologia e Cancerologia Odontológica. Possui 07 anos de experiência clínica em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, Estomatologia, Laserterapia e Odontologia Hospitalar.

  • Profa. Eloisa Ribeiro
    Profa. Eloisa Ribeiro

    Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, em Curitiba, PR. (2007). Atuou no programa Antártico Brasileiro pela Univer-sidade Federal do Paraná – UFPR participando de 4 quatro expedições científicas no Continente Antártico (2000, 2001, 2003 e 2004), onde desenvolveu sua dissertação de Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, em Curitiba, PR. (1998-2002). Graduada em Ciências Biológicas pela Univer-sidade estadual de Maringá – UEM, em Maringá, PR. (1997).
    Coordenadora de Cursos de Graduação, Coordenadora Geral da Área da Saúde e Coordenadora da Pós-Graduação no Campus Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE em Curitiba/PR (2006-2009). Nesta mesma empresa foi docente de cursos de Pós-graduação e Graduação em Biologia Celular e Histologia.
    Gerente Nacional de Operações e Coordenadora Geral de Pós-Graduação no Grupo Kroton Educacional Ltda. (2013-2015). Nesta mesma empresa foi docente de cursos de Pós-graduação e Graduação em Genética, Biologia Celular e Molecular e Histo-logia. Neste mesmo grupo foi docente das disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia do Artigo Científico e Genética e Evolução.
    Coordenadora de Captação de Pós-Graduação pela Faculdade Pitágoras em Uber-lândia/MG (2009-2013).
    Docente convidada na elaboração de artigos científicos e coordenadora da área de Metodologia Científica nesta mesma empresa (desde 2018).
    Proprietária e Diretora Administrativa e Pedagógica da VETA – Escola de Pós-Graduação em Curitiba, PR. (desde 2016).

  • Prof. Frauzemir Santos Lopes CRO-PR 3424
    Prof. Frauzemir Santos Lopes CRO-PR 3424

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (1980). Mestrado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC RS (1982). Professor assistente da Disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial da PUC/PR (1984 – 2005), professor assistente da Disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial da Unidade de Ensino Superior Ingá (2000 – 2004). Coordenador do Curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (UNINGÁ – 2002) e Coordenador do Curso de Emergências Médicas em Odontologia do ILAPEO (Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico)(2005-2007). Membro do NSC (National Safety Council) e Instrutor do ECSI (Emergency Care and Safety Institute) para suporte básico de vida, primeiros socorros e desfibrilador automático externo. Cirurgião dentista, militar da reserva do Ministério do Exército e foi Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital Geral de Curitiba por mais de 20 anos. Mantém atualmente suas atividades profissionais no CAO (Centro Aperfeiçoado em Otorrinolaringologia) e na Simply Odontologia Avançada, todos em Curitiba/PR. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cirurgia ortognática – cirurgia da ATM, cirurgia dos dentes inclusos, fraturas dos ossos da face e suas complicações. É especialista em implantodontia pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE). Professor de Emergências Mèdicas em Odontologia e Terapêutica Medicamentosa em vários cursos de especialização no Paraná e Santa Catarina.

INFORMAÇÕES GERAIS

PRÉ-REQUISITO:

• Diploma de Ensino Superior em Odontologia.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

• Cópias do: RG, CPF, CRO ou diploma autenticada e comprovante de residência.

A Lista de materiais* será enviado para o aluno no ato da matrícula.

FORMAS DE PAGAMENTO:

• Cheque ou dinheiro diretamente na escola
• Depósito Bancário: Bradesco – Ag. 5726, c/c 0018472-1
CNPJ – 24. 699. 833/0001 – 50

INSCRIÇÃO:

Inscrição Obrigatória: R$270,00 (duzentos e setenta reais), * Este valor refere-se a reserva de vaga no curso que terá validade de 30 dias para efetivação da matrícula.

MATRÍCULA:

Inscrições e matrículas efetuadas pelo telefone (41) 3016-3913 | (41) 99795-3767 (TIM) .