Radiologia na Veta

Desde março de 2018, a Veta Escola de Pós-graduação, juntamente com os professores Grasielle Karpstein e Joslei Carlos Bohn, vem oferecendo cursos diferenciados na área de Radiologia. A primeira turma do curso de Interpretações Radiográficas, que aconteceu no dia 24 de março de 2018, teve as vagas esgotadas e foi um sucesso. A segunda turma aconteceu em 23 de junho e novamente teve a casa cheia contando, ainda, com a presença de alunos intercambistas do Peru, México, Bolívia e Chile.

1ª Turma de Interpretações Radiográficas
1ª Turma de Interpretações Radiográficas
1ª Turma de Interpretações Radiográficas
1ª Turma de Interpretações Radiográficas
2ª Turma de Interpretações Radiográficas com alguns de nossos alunos intercambistas
2ª Turma de Interpretações Radiográficas com alguns de nossos alunos intercambistas
2ª Turma de Interpretações Radiográficas
2ª Turma de Interpretações Radiográficas

Atendendo a muitos pedidos, foi concebido e realizado o curso de Tomografia Computadorizada em Odontologia, com o objetivo de suprir necessidades técnico-científicas na interpretação de tomografias computadorizadas voltadas à rotina clínica de alunos de cursos de graduação, pós-graduação, bem como Cirurgiões Dentistas e Radiologistas. O curso aconteceu em agosto de 2018 e mais uma vez foi um sucesso.

1ª Turma de Tomografia Computadorizada em Odontologia
1ª Turma de Tomografia Computadorizada em Odontologia

Visando atender à demanda e às inúmeras solicitações, esse ano ainda contará com mais uma edição do curso de Interpretações Radiográficas, agora reformulado com carga horária de 12 horas, com foco na interpretação e discussão de casos, além da revisão da anatomia e anatomia radiográfica. Acontecerá também a segunda edição do Curso de Tomografia Computadorizada em Odontologia, com a carga horária de 16 horas, no qual serão trabalhadas as indicações da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (Cone-Beam) e tecnologias associadas, como planejamentos virtuais, documentações 3D, protótipos biomédicos, além de estudarmos a anatomia seccional do crânio e as principais lesões do esqueleto facial.

CURSO DE INTERPRETAÇÕES RADIOGRÁFICAS – 12HR

A rotina da clínica odontológica exige que os alunos de Graduação e os Cirurgiões Dentistas tenham sólidos conhecimentos técnico-científicos e busquem constantemente atualização para seu exercício diário. Neste interim, faz-se necessário pleno conhecimento da anatomia dos ossos do crânio no âmbito da Odontologia, conhecimento diferenciado acerca dos exames de imagem e dos princípios de interpretação radiográfica.

A correta interpretação de um exame imaginológico é de suma importância para determinar a conduta para com o paciente frente a qualquer alteração observada. Uma avaliação correta de um exame imaginológico pode levar a detecção precoce de muitas doenças sistêmicas graves de alta morbidade como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a Osteoporose.

Dessa forma, concebemos o curso de Interpretações Radiográficas de forma a atualizar os conhecimentos acerca da interpretação radiográfica com foco na rotina clínica, a inter-relação do radiodiagnóstico entre as especialidades e as corretas indicações dos exames imaginológicos.

CURSO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM ODONTOLOGIA – 16HR

O uso de novas tecnologias na Odontologia vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Assim, a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (Cone-Beam) e tecnologias associadas, como planejamentos virtuais, documentações 3D, protótipos biomédicos, está se difundindo rapidamente e muitas vezes o Cirurgião-Dentista na sua rotina clinica não consegue manter-se atualizado acerca dessas mudanças e por vezes não sabe como indicar e usufruir das novas tecnologias.

Quando falamos de Tomografia, muitos profissionais e pacientes ainda se assustam no momento da solicitação do exame: o paciente, por não entender a razão do pedido e fica com medo de ser exposto a uma radiação desnecessária, e o próprio Cirurgião-Dentista clínico que, em muitas situações, não sente segurança em como indicar o exame corretamente tampouco interpretá-lo adequadamente.

O objetivo do curso é suprir necessidades técnico-científicas na interpretação de tomografias computadorizadas voltadas à rotina clínica de alunos de cursos de graduação, pós-graduação, bem como Cirurgiões Dentistas.

Dessa forma iremos revisar, de forma interativa, os principais detalhes anatômicos do esqueleto facial, bem como estudaremos a anatomia seccional do crânio e a interpretação das principais lesões dos ossos da face, fraturas, dentes inclusos. Além do mais, trabalharemos com a manipulação de imagens de tomografia, de forma a capacitar o Cirurgião Dentista para um conhecimento diferenciado acerca da tecnologia de feixe cônico.

  • "Parabéns professores pelo curso de hoje, aprendi muito com vocês ☺ foi o primeiro de muitos que pretendo fazer, adorei o local, o sistema das aulas, o cuidado que vocês têm com os alunos e a forma de vocês ensinarem, quando se ensina com alegria e vontade o aprendizado é garantido! #Veta"

    Camila Bero Interpretação Radiográfica
  • "Dra Grasielle Karpstein e Dr Joslei Bohn parabéns mais uma vez pela aula, agradeço por cada conhecimento nos passado. Foi demais."

    Flávio Slompo Interpretação Radiográfica
  • "Grasi e Joslei! Muito obrigada pelo excelente curso!! Vocês são profissionais e professores excelentes! obrigada mesmo por tantos casos interessantes, por compartilharem conosco suas experiências, pela conversa amiga! Foi um dia muito produtivo! Que tenhamos muitas outras oportunidades, aulas, e bate-papos!! Desejo muito sucesso e já estou ansiosa pelo curso de Tomo!!!"

    Valéria Huk de Andrade Interpretações Radiográficas e Tomografia Computadorizada em Odontologia
Recent Posts